terça-feira, 23 de junho de 2009

Micro e Nano



Um indivíduo normal pode eliminar 3.000 a 60.000 microrganismos por minuto, e o número de partículas de 0,3µm emitidas por minuto pode variar entre 100.000 e 5.000.000. Estas partículas funcionam como substrato para a multiplicação microbiana, que duplicam de número a cada vinte minutos. Segundo, manter uma taxa de umidade do ar entre 40 a 60 % afeta a multiplicação destes microrganismos, mantendo-os sob controle.

Os fragmentos de pele ou escamas de pele, capazes de carregar bactérias, têm dimensões que variam de 5 a 60 µm e tamanho médio de 12 µm [1 micrometro (µm) é a milésima parte do milímetro, 1 nanometro (ɳm) é a milésima parte de 1 micrometro]. Já as roupas normalmente utilizadas, por exemplo, nas salas de operação apresentam uma trama com poros de 80 a 100 µm, o que permite facilmente a passagem destes fragmentos. Contudo, percebe-se que na microbiologia existe um universo à parte, e acontece de forma invisível, essencial e perigosa.


A estrutura do tecido possibilita manter microorganismos e suas formas de resistência por longos períodos na vestimenta. O maior inimigo do ambiente hospitalar é invisível, no entanto sua disseminação se dá por negligência (omissão voluntária de diligência ou cuidado; falta ou demora no prevenir ou obstar um dano), imprudência (forma de culpa que consiste na falta involuntária de observância de medidas de precaução e segurança, de conseqüências previsíveis, que se faziam necessárias no momento para avaliar um mal ou a infração da lei) ou imperícia (falta de aptidão especial, habilidade, experiência ou de previsão, no exercício de determinada função, profissão, arte ou ofício).



O uso de um equipamento de proteção individual do tipo jaleco para o profissional da saúde é negligenciado, sendo esse, classificado como uniforme pela maioria das instituições. Tal classificação transfere ao trabalhador a responsabilidade com a assepsia de seu uniforme desonerando, assim, a instituição de suas obrigações legais. Essa negligência/imprudência coloca em risco não só o profissional e os pacientes, mas também a sua família, amigos, além da comunidade externa ao hospital.


Nenhum comentário:

Postar um comentário