quinta-feira, 25 de junho de 2009

Profissionais da saúde usam jalecos fora do ambiente de trabalho

Funcionários saem de UTIs e vão até para lanchonetes com o traje.Cerca de 90% das bactérias resistem por até 12 horas na roupa.
Do G1, com informações do Jornal Nacional
Muitos profissionais de saúde compartilham um hábito que preocupa pacientes. Em Belo Horizonte, Campo Grande, São Paulo, Fortaleza e em outras cidades do país, funcionários deixam o hospital após o expediente, mas continuam de jaleco na rua.



Em calçadas próximas a hospitais, é comum ver gente vestida com o uniforme e até com toucas de proteção.
Segundo uma portaria do Ministério do Trabalho, os profissionais da área da saúde só devem usar o uniforme nos locais de trabalho. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária não tem uma regra específica, mas reconhece que há risco.
saiba mais

“O grande problema é o profissional de saúde levar, através das suas roupas e vestimentas que ele usou no hospital, infecções do hospital para a sua família e com as pessoas que ele convive fora do ambiente hospitalar”, explicou Eder Murari Borba, gerente da Anvisa.

Um estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro mostra que bactérias ficam no tecido e 90% delas resistem por até 12 horas na roupa. Na capital mineira, até quem trabalha em UTI sai com a vestimenta e touca para comprar lanche na calçada.

“Esse aparato avental é uma proteção para o indivíduo para que ele não contraia nenhuma contaminação, nenhum respingo, nenhuma sujeira. E isso então deve estar restrito a sua área de trabalho”, orientou a bióloga Cristina de Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário